O uso dos jogos para a aprendizagem matematica
Pode-se perceber a necessária presença da matemática em muitas situações cotidianas dentro de nossa sociedade, no entanto, no ambiente escolar essa disciplina tem sido um problema pra muitos docentes e alunos. A matemática precisa ser apresentada com um objetivo real de seu uso, a fim de que possa ser compreendida em seu conceito e aplicabilidade, possibilitando aos sujeitos o desenvolvimento de várias habilidades e competências, inclusive para resolver as mais variadas situações em sua realidade.
Muitos professores tem se perguntado o que é preciso fazer para envolver os alunos na aprendizagem da matemática, já que o uso de métodos tradicionais de ensino, com propostas de realização de exaustivas baterias de exercícios descontextualizados, definitivamente tem provocado desmotivação, falta de interesse e consequentemente o fracasso em seus desempenhos.
Dessa forma, é necessário que o professor se aproprie das novas propostas de ensino, inovando sua didática, criando situações significativas de aprendizagem para os alunos. Nesse contexto o uso dos jogos matemáticos tem sido uma alternativa para alcançar os objetivos propostos ao seu ensino.
A estrutura de ação e organização dos jogos possibilita a criação de um ambiente lúdico para os alunos, trazendo de volta o interesse e o estímulo para a atividade realizada. Os resultados da aprendizagem podem ser percebidos em diferentes áreas além da própria matemática, como em questões éticas, sociais e até de cidadania.
“Jogar não é estudar nem trabalhar, porque jogando, o aluno aprende, sobretudo, a conhecer e compreender o mundo social que o rodeia” (Moura, 1996).
No entanto é preciso que haja um direcionamento por parte do educador quando houver o uso desses jogos, pois essa atividade só terá resultados satisfatórios se o docente souber com clareza os objetivos que quer atingir, o que os jogos utilizados irão proporcionar à