Jogos, brinquedos e brincadeiras no ensino de matemática na educação infantil
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO DE
MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2010
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO DE
MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino da Matemática, sob a orientação da professora Eliane Araman
2010
INTRODUÇÃO
"Soubéssemos nós adultos preservar o brilho e o frescor da brincadeira infantil, teríamos uma humanidade plena de amor e fraternidade. Resta-nos, então, aprender com as crianças."
(Monique Deheinzelin)
A seguinte pesquisa foi de grande relevância para nós, pois, por meio dela, tivemos a oportunidade de conhecer diversas realidades e ouvir relatos e experiências de vários educadores. Pudemos refletir ainda sobre o que pensa o professor a respeito da importância do brincar na aquisição de conhecimentos matemáticos. Ao socializar os resultados dos estudos, pesquisas e entrevistas, percebemos o espaço privilegiado de trocas de experiências, de questionamentos, de novas idéias e de novas reflexões.
A entrevista realizada através dos questionários aos professores sugere um momento de reflexão sobre a nossa prática pedagógica, pois com base nos artigos que embasa este trabalho (capítulo 4 do CECENCA “Jogos, brinquedos e brincadeiras: o processo ensino aprendizagem da Matemática na Educação Infantil” dos autores José Roberto Boettger Giardinetto e Janeti Marmontel Mariani), percebemos a necessidade do uso intencional dos jogos matemáticos em sala de aula, para que, sejam desenvolvidas as habilidades necessárias, paralelo ao aprender brincando.
A aprendizagem do educando é preocupação fundamental para a escola, hoje ela pode e deve se empenhar e interagir no sentido de trazer e oportunizar os jogos educativos incentivando um