Gestão de projetos aplicados - perguntas e respostas
POSEAD – Gestão da Tecnologia da Informação – 05.2010
Nome: Tatiana Silva Rocha
Prof: Mauricio
Matéria: Gestão de Projetos Aplicada
1. Dê exemplos de situações rotineiras e inovadoras que você já experimentou. Quais foram as principais diferenças que notou entre elas? Por que você definiria a atividade inovadora como projeto?
No trabalho já experimentei as duas situações. Sobre situações rotineiras já foram diversos trabalhos e vivencio isso diariamente, meu trabalho é muito engessado e não tem como ser inovador. Trabalho administrativo de rotina puro e simplesmente. Porém antes de entrar no banco eu trabalhei com GEOR - Gestão Orientada para resultados. O GEOR dá transparência à aplicação dos recursos orçamentários da empresa, produz indicadores consistentes sobre o andamento dos projetos e os impactos que produzem nas comunidades e regiões onde estão inseridos. Permite ainda ajustes de percursos e monitoramento das etapas vencidas. Além disso, as informações disponíveis sobre os projetos em andamento e consolidados dão velocidade à disseminação de boas práticas com redução de custos e do tempo de implantação.
2. Identifique exemplos de situações em seu dia-a-dia e em sua empresa, onde poderia ser visualizada a aplicação de um projeto.
No meu trabalho já está sendo implantado um grande projeto que é a governança de TI, porém no meu serviço especificamente, bastante administrativo e assessoramento aos executivos, para se implantar um projeto de inovação, deveria ser contar com o apoio dos gerentes que tem uma certa dificuldade de se adaptar as novidades e serviços menos burocráticos.
3. Identifique – para um projeto que você tenha participado ou observado em sua empresa – quais foram as principais incertezas presentes. Como elas impactaram o projeto?
Quando implantamos o GEOR foi complicados das pessoas entenderem sobre os recursos orçamentários, que deveria ser todo mensurado. A