A importância do uso do lúdico como intermédio no ensino-aprendizagem da matemática na educação infantil
Atonilza Torquato Cravo
FACULDADE PIO DÉCIMO
NÚCLEO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
Psicopedagogia Institucional com Ênfase na Dificuldade do Ensino da Matemática
1. INTRODUÇÃO
O lúdico é arte de jogar, se divertir, ao aplica-lo como um intermédio pedagógico de incentivo ao ensino-aprendizagem o educador facilita o aprendizado e ainda diminui as barreiras existentes entre ele e o educando. A ludicidade quando utilizada na sala de aula, principalmente na educação infantil, torna a busca pelo conhecimento divertida, interessante e ao mesmo tempo facilita a absorção do que se deseja ensinar. Ao aplicar jogos, brincadeiras, músicas principalmente na disciplina de matemática o professor visa despertar o interesse, a curiosidade e também a criatividade da criança.
O presente artigo busca demonstrar a importância do lúdico no desenvolvimento infantil no que diz respeito ao ensino da matemática, mostrando que o educar torna-se mais fácil e gratificante para a criança, possibilitando um maior encanto e sentido ao processo ensino-aprendizagem, tendo em vista que é uma metodologia particularmente influente no estimulo do desenvolvimento social e construtivo da criança.
Quando se utiliza da ferramenta do lúdico no tocante ensino-aprendizagem fica divertido aprender e quando se trata de crianças é a melhor forma de despertar a apropriação e construção do conhecimento. O ato de brincar e aprender proporciona à criança experimentar o conhecimento por meio de situações vivenciadas ou não, por realidades ou por fantasias, divertindo-se. O lúdico quando utilizado como uma ação educativa permite o desenvolvimento da criança, no sentido de provocar, desafiar, estimular, ajudar esse ser a estabelecer relações e interações que satisfaça a sua necessidade pessoal e social.
Na