Mudanças na adolescência
Nos rapazes verifica-se um desenvolvimento dos órgãos sexuais, ocorre uma mudança de voz e surgem os pêlos púbicos, axilares e faciais.
Nos dois sexos é frequente o aparecimento do acne, que está relacionado com a actividade hormonal e que normalmente se atenua com a idade. Ambos despertam fisicamente, através da excitação física e do orgasmo, dos desejos sexuais, tornados mais prementes pelas hormonas em circulação.
As relações com os pais também se transformam: há menos tempo de convivência, uma maior dificuldade em partilhar vivências, a tendência para pôr em causa e questionar as ideias e posições familiares, o desejo de ser diferente, acrescido de uma aparente indiferença ou mesmo hostilidade.
As relações com os outros rapazes e raparigas também se modificam. O adolescente sente a necessidade de ser aceite e considerado pelos outros, o que muitas vezes se manifesta no seu aspecto exterior. Criam-se amizades e ganha-se o gosto pelas conversas intermináveis com os amigos. Há uma inserção num grupo mais ou menos definido e surge a atracção entre rapazes e raparigas, as paixões e os namoros.
Na forma de encarar o futuro surge uma maior preocupação com os dias que se aproximam, ampliada pela necessidade de tomar decisões e fazer escolhas. Os desânimos, as desistências e as hesitações acentuam-se ao verificar-se uma oposição entre os desejos presentes e a consciência de dificuldades futuras. O adolescente tem igualmente tendência para elaborar grandes projectos irrealizáveis, mas também uma maior capacidade