O uso da metáfora nos anúncios publicitários
ASSUNTO: ESTUDO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA: IMPORTÂNCIA OU INFLUÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DO BRASIL?
INTRODUÇÃO
Somos filhos de culturas ricas e permeamos em um território problemático no sentido político. Um país de cores, sons e sabores estonteantes, mas um buraco negro e sombrio no seu Desenvolvimento, na estrada da sua história, na sua verdadeira essência de nação. E qual é esse sentido político e, de que maneira reflete no desenvolvimento?
Façamos uma breve relação dos problemas atuais para encontrarmos pontos indispensáveis à nossa história. No lado político, coloquemos as desigualdades, os maus tratos, a intolerância. Esses são fatores os quais nos deparamos constantemente em nossa convivência, sem contar com outras mazelas tão estampadas, mas as deixemos a guisa de outra discussão.
Buscando um desenvolvimento merecedor de um país tão rico culturalmente, seus filhos lutam com fervor para melhorias: Uma educação valorizada, uma saúde eficiente e, ainda, uma qualidade de vida à altura das pontes e viadutos servindo de moradia a uma sociedade marginalizada.
Ah! Palavra polissílaba (marginalizada), que tanto ouvimos e reproduzimos, mas tão silenciada em uma época sombria, de buracos negros carregando seres humanos, arrancados de seu habitat natural para serem escravizados, maltratados, vendidos como uma mercadoria qualquer e sofrendo as mais torpes humilhações. É a escravidão.
Foi com essa política que adquirimos toda riqueza cultural. Os sons, os sabores, as cores. São riquezas de um patrimônio herdado por nós do qual devemos nos orgulhar e vir que, os problemas enfrentados atualmente, são reflexos do que se retratou nos anais da história. Por isso, respeitar o negro é entender a miscigenação, é reconhecer o valor cultural que ele tem e entendermos o quanto somos iguais.