textos publicitarios
A publicidade é o estado ou a qualidade do que é público, ainda que o conceito costume fazer referência à divulgação de anúncios com fins comerciais. O adjectivo publicitário qualifica aquilo que pertence ou que é relativo à publicidade.
Um texto, por outro lado, é uma composição de signos codificada num sistema, que forma uma unidade de sentido com intenção comunicativa.
Estas duas noções permitem-nos definir o texto publicitário, que é aquele que procura chamar a atenção de potenciais consumidores quanto ao produto ou ao serviço que se deseja promover.
O texto publicitário pode ser desenvolvido a partir de textos argumentativos (uma vez que expõem as razões que deveriam levar o consumidor a comprar o produto ou a contratar o serviço), de textos descritivos (com os detalhes e as características daquilo que se pretende comercializar) e de textos narrativos (quando se conta uma pequena história com a intenção de apresentar o que é anunciado).
A finalidade de um texto publicitário é sempre a persuasão. Por exemplo: “Compre este chocolate feito com leite de vaca” é um texto que, no caso de pretender ser publicitário, tem pouco poder de persuasão. Seria diferente se o texto fosse do género “Compre o mais rico chocolate, elaborado de forma natural com leite de vaca da nossa própria quinta e submetida aos mais rigorosos controlos de qualidade”.
É provável que o texto publicitário inclua um slogan. Trata-se de uma frase que se utiliza de modo repetitivo para identificar uma marca ou memorizar uma ideia. Um exemplo de slogan é “Think different” da Apple ou “Impossible is nothing” da Adidas.
Bibliografia http://conceito.de/texto-publicitario#ixzz2iT8BVoEj
objetivo
Textos publicitários – o objetivo do texto é seduzir o leitor ou convencer o consumidor de algo. Características: o uso de vários adjetivos, verbos no imperativo (apelativos), argumentativo e o uso de metáforas.
Chamar a atenção do consumidor - Eis o objetivo do