Texto Publicitario
Texto publicitário é uma produção textual com o objetivo de chamar a atenção de potenciais consumidores quanto a um produto ou serviço, persuadindo a comprar.
O texto publicitário pode apresentar variações, dependendo da estratégia comunicativa escolhida. Apesar de o objetivo final ser persuadir o leitor a adquirir ou fazer alguma coisa, esse objetivo pode ser alcançado através de textos argumentativos, narrativos ou descritivos. Os argumentativos expressam os motivos pelos quais a pessoa deve comprar algo; os narrativos apresentam o produto ou empresa contando uma história e os descritivos indicam características específicas sobre o produto ou empresa.
O texto publicitário pode ser dividido em duas vertentes: a apolínea, que é baseada em argumentos e narrativa racional e a dionisíaca, capaz de despertar emoções no leitor.
Escrever um bom texto publicitário requer criativida, porque tem como intenção seduzir e criar um laço de cumplicidade com o leitor, muitas vezes alterando a sua atitude. Apesar disso, para redigir um bom texto publicitário não é preciso apenas criatividade, é necessário conhecer o contexto do produto ou empresa, e saber as melhores formas e técnicas de persuasão.
De acordo com o psiquiatra escocês James A.C. Brown, no texto publicitário a persuasão é alcançada através das seguintes técnicas:
Utilização de estereótipos;
Substituição de nomes ou isomorfia;
Identificação de inimigos em comum, que são combatidos com a ajuda do produto e empresa;
Repetição ou afirmação;
Invocação de uma autoridade.
Características do texto publicitário
Para atrair a atenção do leitor, o texto publicitário costuma conter figuras de linguagem como metáforas, metonímias, antonímia (antítese), etc.
Além disso, existem alguns efeitos que são usados para causar emoções nos leitores.
Efeito banalidade vs efeito surpresa - Quando uma situação aparentemente normal evolui e chega a uma conclusão inesperada.
Efeito