A importância do planejamento no contexto escolar
Daniela Rossi Marin
Professor- Keren Appuk Vendramini
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Artes Visuais (ART0172) – Seminário da Prática II
05/07/2014
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo analisar os elementos relevantes do planejamento escolar, curricular e Projeto Político Pedagógico levantando seus fundamentos legais e destacando sua importância para uma escola funcional e para o bom desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Planejamento. Importância. Desenvolvimento Escolar.
INTRODUÇÃO Planejar é sempre um procedimento reflexo, de decidir as ações, prever as necessidades e recursos disponíveis, buscando concretizar os objetivos em prazos definidos através dos resultados obtidos por meio de avaliações. Segundo Vasconcellos (2000):
Planejar é antecipar mentalmente uma ação ou um conjunto de ações a ser realizadas e agir de acordo com o previsto. Planejar não é, pois, apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensa. O planejamento enquanto construção-transformação de representações é uma mediação teórica metodológica para ação, que em função de tal mediação passa a ser consciente e intencional. Tem por finalidade procurar fazer algo vir à tona, fazer acontecer, concretizar, e para isto é necessário estabelecer as condições objetivas e subjetivas prevendo o desenvolvimento da ação no tempo. Desta forma é essencial para um bom planejamento escolar que os administradores saibam orientar e executar esta ação já que o desenvolvimento da escola depende de um bom planejamento escolar, justificando a escolha do tema a ser tratado. O estudo também busca refletir sobre a elaboração do Projeto Político Pedagógico, entendido como organização do trabalho pedagógico da escola em sua totalidade.
A escola precisa organizar seu trabalho didático baseado sem seus alunos. Desta forma é necessário que ela abrace