Publicidade
Anúncio publicitário é a comunicação que tem por finalidade promover a marca de um produto ou de uma empresa, ou de promover uma ideia ou acontecimento. Os anúncios publicitários têm como propósito básico persuadir os consumidores, exibindo e demonstrando as melhores qualidades e características dos produtos e serviços.
A todo instante nos deparamos com uma infinidade de propagandas, sejam em outdoors, panfletos, cartazes, anúncios, faixas ou através da mídia. Apresentam-se de formas variadas, divulgando um determinado evento, como por exemplo, um show, uma feira cultural, de moda, anunciando uma promoção referente ao comércio, anunciando um produto que acabara de ser lançado no mercado ou uma ideia. Enfim, vários são os objetivos traçados por parte do emissor, tentando persuadir o receptor de alguma forma.
Elas fazem parte dos chamados “gêneros textuais”, pois participam de uma situação sociocomunicativa entre as pessoas. Todos envoltos por um único objetivo: o de atrair a atenção do leitor mediante o ato comunicativo. Diante de tal finalidade discursiva, a linguagem, necessariamente, precisa não somente ser clara e objetiva, mas também, bastante atrativa. A linguagem dos anúncios publicitários geralmente se adapta ao perfil do público ao qual eles se destinam e ao suporte ou veículo em que eles são publicados. A fim de alcançar seu objetivo, o publicitário se utiliza de inúmeros recursos da língua portuguesa.; as figuras de linguagem: metáfora, prosopopeia, ambiguidade, verbos no imperativo etc.
O anúncio publicitário normalmente é constituído de linguagem verbal, de linguagem não-verbal e possui objetivos claros de: - criar desejo
- informar sobre
- criar reconhecimento de uma determinada marca ou ideia
- divulgar a marca ou ideia
- criar uma imagem favorável
- facilitar a tarefa de vender
- reforçar a decisão da escolha inicial
- lembrar benefícios (ex: beber leite faz bem)
- lembrar