Educação tributária
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO
ERUSMARLON DATIELUCER RIBEIRO OLIVEIRA
eDUCAÇÃO TRIBUTÁRIA
Montes Claros
2010
erusmarlon datielucer ribeiro oliveira
EDUÇÃO TRIBUTÁRIA
Trabalho apresentado ao Curso (administração) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Direito Tributário].
Orientador: Prof. Jossan Batistute.
Montes Claros
2010
INTRODUÇÃO A Educação Tributária vem abrangendo todas as classes sociais e vêm sendo discutidas, no País, com o objetivo de quebrar as barreiras que torna o principal empecilho para arrecadamento de tributos que são os altos índices de sonegação que a cada dia são descobertos novas fraudes ligadas à sonegação. Pois segundo o relato de Roberto Vctor: A sonegação cresce dia-a-dia alcançando índices cada vez mais irreversíveis. O IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) já demonstrou em diversas ocasiões sua preocupação diante dessa prática, cada vez mais contumaz entre os contribuintes. A sonegação sobe a cada ano na percentagem de 29,45%. No mesmo estudo da IBPT, foi constatado que os tributos mais sonegados são: Imposto de Renda, ICMS, PIS, ISS e IPI.
Sonegação publicado 16/04/2009 por Roberto Victor Pereira Ribeiro em http://www.webartigos.com
DESENVOLVIMENTO
Sendo, assim a cada vez que o cidadão deixar de pagar os seus tributos o estado deixa de arrecadar e ao mesmo tempo não arrecadando não tem como o estado investir em esporte, saúde, educação, assistência social e infra-estrutura, hoje, a Educação Tributária tem ganhado espaços importantes em todos os meios de comunicação e na mídia principalmente e nos meios escolares. O tema tem se destacado até na grade escolar o que o torna um assunto em ascensão