Publicidade
ANO: 2008
INTRODUÇÃO
Este trabalho objetivou estudar a questão da publicidade direcionada ao público infantil, compreendendo os múltiplos aspectos que comportam as práticas sociais e econômicas que intervêm abertamente no comportamento do consumidor infantil.
Nessa perspectiva, realizamos algumas definições mais substanciais sobre o consumidor na infância, ressaltando quais os processos sociais nos quais a infância passou até chegar à criança-consumidora, fundamentalmente, observando as mudanças nas formas em ver a criança dentro do ambiente familiar e social.
De modo mais geral, foi elementar pesquisar os elementos e as configurações de como ocorre a interação entre a criança e a propaganda publicitária, com vistas a examinar quais os resultados mais notáveis da publicidade sobre as crianças. O que pode ser concluído à medida que for realizado um estudo da forma como a criança opera no processo de compra, sobretudo no doméstico.
Como resultado final, conjecturamos que as ações mercadológicas (publicitárias) contemporâneas têm sido competentes, e como tem se constituído a publicidade direcionada ao publico infantil, atentando para suas estratégias e perspectivas de lucros, sempre atentando para o fato de que, é elementar ao trabalho do publicitário pesquisar e analisar esse novo consumidor potencial (criança) que tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade do consumo.
Desse modo, no capítulo primeiro foram abordados os fundamentos da publicidade, expondo suas principais peculiaridades, como: Teorias da publicidade: Teoria Sistêmica e Teoria da Linguagem; publicidade de consumo; planejamento na publicidade, enfocando a análise do produto, análise do mercado, análise do comportamento do consumidor e a marca.
No capítulo segundo a ênfase recaiu sobre a socialização da criança como consumidora, buscando compreender: a família e as relações de consumo; a influência da criança nas compras domésticas e a pesquisa de