O que é o conhecimento?
Os conteúdos das diversas disciplinas que se vão estudando ao longo da escolarização são o primeiro contato com o conhecimento, no entanto, características pessoais como a curiosidade e a atenção para com o mundo que nos rodeia e os estímulos proporcionados pelo meio socio-económico – viagens, experiências culturais, interculturais e artísticas, são importantes fatores de desenvolvimento do conhecimento.
Estudar, cumprindo apenas com as responsabilidades básicas – ir à escola, ouvir o professor, ler os livros recomendados e fazer os trabalhos de casa – apenas nos permitirão uma visão muito limitada do mundo e do conhecimento. É frequente ouvir os alunos que se limitam a este tipo de atitude perante o estudo e a vida comentar que não conseguem perceber “porque só tiraram esta nota, quando estudaram tudo o que vinha no livro”.
Por outro lado, existem alunos que, quer em resultado de uma curiosidade e espirito crítico naturais, quer em resultado da estimulação familiar desse tipo de atitude perante o estudo e o mundo em geral, se sentem continuamente desafiados a alargar os seus conhecimentos. Essa procura do conhecimento leva estes alunos a investigar de forma autónoma, em livros, na internet, ou colocando questões aos professores, adquirindo desta forma uma visão do mundo mais global que lhes permite ter sobre este um posicionamento critico. Não será por acaso que os melhores resultados escolares são, de um modo geral, obtidos por este tipo de alunos.
Em suma, uma atitude passiva e pouco autónoma perante o conhecimento transmitido pela escola, que não seja complementado com o conhecimento proveniente de experiências proporcionadas pelo contacto com o mundo, em geral, formará pessoas com uma visão do mundo muito restrita e não permitirá o