Agrotoxico
JÚNIOR, João Francisco Costa Carneiro²
RIBEIRO, Lucas de Matos
FILHO, Luiz Fernando Favacho Morais
GOMES, Mila Façanha
ASSIS, Rafael Marlon Alves de
RESUMO
Este artigo tem por finalidade apresentar a produção de hortaliças na comunidade Vila Sorriso, onde a mesma é feita de forma tradicional, utilizando apenas a mão de obra familiar e poucos contratados, mecanização básica e também defensivos agrícolas considerados legais, porém de forma equivocada.
PALAVRAS-CHAVE: olericultura, vila sorriso, agrotóxicos, agricultura familiar
ABSTRACT
This article aims to show the green culture’s prodution in the community of Vila Sorriso, where the same is made by a traditional way, using only family labor and hired a few, with some basic mechanization and agrochemicals considered legal but in a wrong way.
KEYWORDS: green culture, vila sorriso, agrochemicals, familiar agriculture.
INTRODUÇÃO
Atualmente, as atividades olerícolas têm se mostrado extremamente importantes na sociedade, visto que, estas estão presentes na alimentação de muitos, o que acaba gerando uma necessidade maior de produção destas. Justamente por isto, há também toda uma preocupação acerca do modo com que as hortaliças vêm sendo cultivadas, pois, na grande maioria das vezes, os produtores são famílias residentes em comunidades dispersas em interiores e áreas um tanto distante da zona urbana, fazendo com que assim, os mesmos não tenham tanto conhecimento sobre o correto combate às pragas, quais produtos utilizar, como utilizar e quais estão ou não legalizados. Neste estudo, escolhemos a comunidade de “Vila Sorriso”, esta, por sua vez, situa-se no município de Santa Izabel do Pará, no estado do Pará, onde conversamos com alguns produtores de hortaliças, para sabermos melhor do processo de cultivo feito na tal localidade.
REFERENCIAL TEÓRICO
GUSMÃO, S. A. L.; GUSMÃO, M. T. A.; FILHO, J. B.