Custos
1. Definição
Ponto de equilíbrio (break-even point) é um nível de atividades em que as receitas são iguais às despesas e, conseqüentemente, o lucro é igual à zero.
Também podemos definir o ponto de equilíbrio como o nível de atividades necessárias para recuperar todas as despesas e custos de uma empresa.
No Ponto de Equilíbrio o Lucro Líquido é igual à zero.
PEC= volume de vendas (ou nível de atividade), na qual a receita total (RT) é igual às despesas totais mais os custos totais (DT + CT).
Portanto, no PEC, tem-se que RT = (DT +CT), ou seja, o lucro será zero.
Despesas Totais = Despesas Fixas mais Despesas Variáveis.
Custos Totais = Custos fixos mais custos variáveis.
2. Utilização da Análise do PEC
O PEC pode ser utilizado para:- a) Determinar o nível de atividades necessárias para cobrir todas as despesas e custos, tanto fixos quanto variáveis; b) Avaliar a lucratividade associada aos diversos níveis possíveis de vendas, ou seja, aos vários níveis de atividades; c) Facilitar a análise dos efeitos sobre a lucratividade decorrente de alterações nas despesas e custos fixos e variáveis, no volume de vendas, no preço de vendas e na distribuição relativa de linhas de produtos vendidos.
3. Abordagem Algébrica
Algebricamente a quantidade de vendas no PEC pode ser determinada com a utilização da seguinte fórmula:
QPEC = Despesas Fixas + Custos Fixos Margem de Contribuição Unitária
Conceitualmente, o PEC é o volume de atividades (ou nível das vendas) no quais as Receitas Totais (RT) são iguais às despesas totais (DT) mais os custos totais.
Exemplo:-
Uma indústria vende cada unidade de seu produto por R$ 1.000,00. A margem de contribuição e sua estrutura de despesas e custos são as seguintes:
Gastos por unidades de produto e por período.
|