agrotóxicos
TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
OS EFEITOS DO AGROTÓXICO
TEIXEIRA DE FREITAS
2014
OS EFEITOS DO AGROTÓXICO
Trabalho apresentado à disciplina de Agronomia e Gestão Ambiental como requisito parcial de avaliação.
TEIXEIRA DE FREITAS
2014
O objetivo desse trabalho é mostra os pontos negativos e positivos da utilização de agrotóxicos na produção de alimentos.
Para a construção desse trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica na internet (www.mst.br/node/11224, entre outros).
A utilização de agrotóxico de forma moderada pode diminuir os danos ambientais.
Efeitos dos agrotóxicos nas plantas
O consumo de agrotóxicos gera um círculo vicioso: quanto mais se usa, maiores são os desequilíbrios provocado e maior a necessidade de uso, em doses mais intensas, de formulações cada vez mais tóxicas.
A fauna e a flora também são amplamente afetadas com o uso de insumos químicos indiscriminados. De acordo com Ferrari (1985, p.112), as terras carregadas pelas águas das chuvas levam para os rios, lagoas e barragens, os resíduos de agrotóxicos, comprometendo a fauna e a flora aquática, além de comprometer as águas captadas com a finalidade de abastecimento.
Podem também provocar o aumento das pragas ao invés de combatê-las, pois na medida em que se usam insumos químicos as pragas tornam-se mais resistentes, necessitando de agrotóxico cada vez mais forte, desse modo, agredindo ainda mais o ambiente dizimando até os próprios predadores naturais das pragas.
Agricultura Industrial, rotulada de moderna e avançada, fundamentada na economia e nos imediatos resultados à proteção das plantas cultivadas contra a ação das pragas, patógenos e ervas daninhas invasoras, tem falhado constantemente.
Para a Agricultura Industrial, o objetivo é meramente a produtividade, deixando de lado o equilíbrio ecológico, tais como: a estabilidade