O que é o conhecimento?
1.Tipos de conhecimento
Todo o conhecimento é conhecimento de um objecto. No entanto, o objecto nem sempre é o mesmo e, consoante esse objecto muda, também muda o tipo de conhecimento. De acordo com este pressuposto, é costume dividir o conhecimento em três tipos: * O João sabe andar de skate. * O João conhece o presidente da república. * O João sabe que d. Afonso Henriques foi o primeiro rei de Portugal.
* A primeira frase descreve um saber-fazer, enuncia qualquer coisa que i sujeito sabe fazer. É conhecido por conhecimento prático.
* O tipo de conhecimento da segunda frase é costume chamar-se conhecimento de objectos.
* A terceira frase descreve um conhecimento a que os filósofos chamam conhecimento proposicional ou conhecimento de verdades. Neste caso, aquilo que se diz que o sujeito conhece é uma proposição, isto é, algo que é verdadeiro ou falso. Na verdade, o que a terceira frase diz é que o João sabe que a proposição «D. Afonso Henriques foi o primeiro rei de Portugal» é verdadeira.
2. O conhecimento proposicional O conhecimento proposicional é, destes três tipos, o que interessa mais para o estudo que se segue e assim será necessário responder à questão de saber quais são as condições necessárias e suficientes para que um sujeito (S) conheça uma proposição (P). Assim, a definição tradicional do conhecimento é: O conhecimento é uma crença verdadeira justificada.
Assim, há três condições necessárias para conhecer uma proposição: 1. CRENÇA: Só podemos conhecer algo se acreditarmos em algo. 2. VERDADE: Só podemos conhecer o que é verdade 3. JUSTIFICAÇÃO: Só podemos conhecer se tivermos provas ou razoes que justifiquem a nossa crença que algo é verdadeiro.
Concluindo, as condições necessárias para que S (sujeito) conheça P (proposição) são: * Que P seja verdadeira; * Que S acredite em P; * Que S tenha uma justificação para acreditar em P.
2.1Formas de