"O que é religião" - Rubens Alves
Apresentação da obra:
Autor: Rubem Alves
Título: “O que é Religião?”
Editora: Abril cultural
Ano da Publicação: 1984
Tese do Autor:
Em sua obra, Rubens Alves faz uma análise histórica, sociológica e psicológica da religião na sociedade. Sua opinião não fica clara até os últimos capítulos do livro em que afirma enumeras vezes que a religião é uma arma muito poderosa que sempre foi usada pelos vencedores como o ópio da sociedade, antes mesmo que qualquer pessoa afirmasse isto. Mas além de afirmar tal fato busca explorar os motivos e conseqüências.
Argumentos do Autor
Afirma que o estudo da religião vai além da pura observação, é necessário uma uma sutileza para perceber a presença invisível, disfarçada da religião na sociedade
Diferentemente dos animais os humanos vão além da programação genética, constroem cultura com o objetivo de criar objetos de desejo. O humano utiliza o poder e a vontade de criar para batizar gestos e coisas como religiosas. Assim transforma algo em sagrado e importante, tudo isso pela necessidade psicológica que o mundo tem de sentir que vive em um mundo que faz sentido.
A contradição, segundo o autor se encontra no momento em que se esquece que a cultura foi inventada e as interpreta como naturais. Achamos naturais os símbolos que ganharam, ou seja, as invenções daqueles que ganharam no passado, já os perdedores são vistos como superstições e bruxarias, atraso e até mesmo ignorância. O comum ao longo da história é, no entanto a necessidade de merecimento de sinais divinos
Sem religião, o homem se vê com centro do mundo, onde a sociedade é apenas o que gira ao seu redor. A ligação com o sagrado gera um respeito que o domina, impondo normas de comportamento. Assim, segundo Alves a essência da religião não é a idéia, mas a força que ela tem, ainda afirma que por esse mesmo motivo ela não acabará.
Para muitos, o trabalho é uma obrigação social com único e objetivo final o salário. Nesta realidade,