Resumo: o que é religião ( Rubem Alves)
344 palavras
2 páginas
Inicialmente em seu livro Rubem Alves relata sobre a vivencia religiosa do período medieval onde tudo era explicado pela religião, e ela ocupava lugar central na vida das pessoas, fala ainda do grande poder da igreja sobre as pessoas e do grande escândalo que acontecia quando alguém se declarava descrente onde esse poderia chegar até a ser queimado na fogueira. Os mais variados instrumentos de expressão que conhecemos como a literatura e a pintura eram utilizadas para fins religiosos. No entanto com o desenvolvimento cientifico o homem começou a deixar de lado aquela visão teocêntrica característica de tal período e passou a se colocar no centro de todas as coisas, onde a ciência e a tecnologia não tinha um Deus como hipótese de trabalho ou de base para explicar as coisas ao seu redor e suas respectivas origens, provocando o surgimento de um rigoroso ateísmo metodológico, mas esse novo modo de olhar o mundo não extingue o fato das pessoas terem crenças, mas faz com que o espanto da descrença se tornar menor; Agora o ser humano passa de certa forma a dividir sua realidade em duas onde no trabalho e nas ruas seu mundo fosse essencialmente voltado para o mundo cientifico e no âmbito particular passasse a dar lugar a crenças e costumes religiosos, fazendo assim com que a religião passasse a ser uma característica social, assim como sexo, cor da pele e etc.
Com toda essa evolução começaram a existir duvida, qual o inicio da vida? Como ocorrem os fenômenos naturais? Como funciona o corpo humano? E esses enfraqueceram a explicação empírica e fortaleceu a cientificista.
Os escritos afirma que a religião faz parte de cada um de nós, pois apesar de não participarmos de algum grupo religioso passiva ou ativamente, somos todos inclinados à religiosidade e temos a possibilidade de mantermos uma experiência com o sagrado mesmo sem desejarmos ou aceitarmos, por que essa vontade faz parte de quem somos do nosso ser, esta na essência de cada um e é apenas através dessa