Adeus Lenin Resenha
O filme se passa em uma alemanha oriental recém reformada, apos a queda do muro de Berlin as pessoas começaram a trafegar livremente entre os dois lados.Dessa maneira, os alemães do leste, lentamente foram absorvendo o quotidiano capitalista que contrastava com o ideal socialista ao qual eram impostos previamente.A trama da narrativa intercepta um jovem que tenta lidar com a situação de saúde de sua mãe, recém saída de um coma, e tenta de uma maneira completamente dedicada de impedi-la de ver o pais que ela tanto amava ceder aos ideais capitalistas.
Dessa maneira encontramos essas duas categorias temporais no filme, uma real, onde o personagem principal se encontra, a da Alemanha recém reunida, acompanhamos a sua passagem a vida adulta e toda essa junção de cultura que o contacto com o padrão capitalista proporciona. A outra diz respeito a realidade alternativa que ele cria para sua mãe moribunda, para que ela nao sofra mais alem de com seus atuais problemas de saúde .
3-Alexander utiliza de quais recursos para manipular seu tempo e espaço.
O filho põe-se a criar uma realidade alternativa na qual o país ainda se encontra sob um regime socialista, tal qual sua mãe defendia com muito esmero. Ele faz isso se utilizando de recursos um tanto mirabolantes. Cria programas de tv ambientados no passado com ajuda de um amigo aspirante a director de cinema,reutiliza embalagem de produtos que sua mãe costumava consumir na época em que vivia normalmente, convida antigos amigos de sua mãe para fazê-la companhia e ajudarem na sustentação dessa realidade e usa corais infantis típicos da época socialista para cantarem pra ela ocasionalmente.
4-Qual o significado, para o contexto ficcional de Alexander, da passagem da estatua de lenin sendo levada por um helicoptero.
Ele se usa do Incidente para criar uma realidade completamente oposta da que estava realmente ocorrendo no país. Através de um boletim