o que é religião Rubens Alves
Escreveu um teólogo que o mistério da Santíssima Trindade reside neste ponto essencial e muitas vezes polêmicos: em Deus há uma única essência e três Pessoas igualmente distintas, cada uma das quais é Deus, sem ser três deuses, porém um único Deus verdadeiro.
2. A origem do termo: A palavra Trindade foi usada pela primeira vez, em sua forma grega, por Teófilo, e em sua forma latina por Tertuliano que, juntamente com Orígenes, muito trabalhou a fim de que esta doutrina não viesse trazer confusão as igrejas cristãs quer do Oriente, quer do Ocidente. Entre as igrejas latinas, quem mais batalhou para que essa verdade viesse a ser devidamente estabelecida foi Agostinho.
Infelizmente, deparamos – nos ainda com teólogos que, embora tidos como sábios, menosprezam a doutrina da Trindade. Como porém, desprezar este ensino? Em João 16, o Senhor Jesus, sabendo estar próxima a sua morte vicária, roga ao Pai que envie o Espírito Santo para consolar e amparar os discípulos, e nesses, poucos, mas expressivos versos, encontramos a Santíssima Trindade num único ser, que, eternamente, subsiste em três pessoas.
Três pessoas são chamadas “Deus”, o Pai é chamado de Deus (1Co 8.6; Ef 4.6), o Filho é chamado de Deus (1Jo 5.20; Is 9.6; Hb 1.8) e o Espírito santo (At 5. 3,4). A todos três são atribuídas características que só pessoas podem ter, os três falam, amam, sentem, chamam, ouvem, etc. A todos são referidos atributos divinos:
. Eternidade: Pai (Sl 90.2); Filho (Cl 1.17); Espírito Santo (Hb 9.14).
.