Resenha - O que é religião - Rubem Alves
Rubens de Azevedo Alves é Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano de Campinas, Mestre em Teologia pelo Union Theological Seminary de Nova York e Doutor em Filosofia (Ph.D.) pelo Princeton Theological Seminary. Trabalhou como pastor da Igreja Presbiteriana Central de Lavras entre os anos de 1958 – 1965. Em 1964 foi acusado pelo Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil de pregações subversivas. Embora defendido pelo Conselho da Igreja Presbiteriana Central de Lavras, temeu repressão e decidiu sair do Brasil em 1965. Retornou ao Brasil em 1968, ano em que se desligou da Igreja Presbiteriana. Aposentou-se como professor da Unicamp, após décadas de serviços prestados. Atualmente é membro da Academia Campinense de Letras, professor-emérito da Unicamp e cidadão-honorário de Campinas, onde recebeu a medalha Carlos Gomes de contribuição à cultura. É reconhecido nacional e internacionalmente por suas obras, que ultrapassam o número de 50 publicações. Ainda atua como palestrante e conferencistas em muitos eventos pelo país e pelo mundo. Recentemente, em 2011, ano da comemoração do centenário da Primeira Igreja Presbiteriana de Lavras, o mesmo foi homenageado em um quadro que apresenta todos os pastores que exerceram seu ministério na referida igreja.
Nesta obra, Rubem Alves pinça pensamentos de filósofos, sociólogos, teólogos e pensadores da história, promovendo uma discussão eclética e levando o leitor a uma viagem pelos corredores do pensamento acerca do tema da religião.
No preâmbulo da obra o autor traz à reflexão as transformações causadas pelo iluminismo, no que se refere ao destronamento da religião e o desenvolvimento da ciência. O autor procura mostrar que embora tenha trago uma solução para o problema do mítico, a ciência não extinguiu a religião, pelo contrário, a religião permanece, pois não se trata de uma prática, mas é algo presente em cada ser humano com o poder de refletir o