O que é propriedade
VÁRZEA GRANDE/MT
Maio de 2013
O QUE É A PROPRIEDADE?
(QU´EST-CE QUE LA PROPRIETÉ)
O AUTOR
Principal teórico do movimento anarquista francês, o filósofo e economista Pierre Joseph Proudhon, influenciou organizações de trabalhadores no mundo inteiro, e suas obras contribuíram para a formação dos movimentos sindicais mais poderosos da Europa, em países como Espanha, França, Itália e Rússia.
As ideias de Proudhon eram opostas ao liberalismo, sendo a vertente das teorias socialistas, onde denunciam a organização econômica, governamental e educacional, prevendo a construção de sociedades cooperativas de produção. Tinha um pensamento mais utópico do que Marx e Engels, os quais foram os responsáveis por desenvolver ainda mais o socialismo científico, resultando em profundas doutrinas políticas. O pensamento de Proudhon, era voltado para uma reorganização da sociedade, tendo como princípio de tudo a justiça. Essa justiça acabou sendo a harmonia social, mas também para o pensamento humano, até as próprias relações físicas.
Em síntese de seus pensamentos, para Proudhon o homem deveria abandonar sua atual condição econômica e moral, pois leva a desarmonia humana, nessa sujeição de homens feita pelos homens. A nova sociedade devia ser apoiada no mutualismo, pois seria uma cooperação pautada por associações, eliminando o poder coercitivo do Estado. Entende-se, também, o absolutismo do indivíduo, pois é responsável pela arbitrariedade e a injustiça. Para ele deveria ter tido uma continuação da revolução francesa, já que tinha conseguido destruir o feudalismo. Nessa sociedade moderna deve existir uma resistência por parte dos indivíduos ao capitalismo (que começa a dar seus primeiros passos), pois seria o responsável pela criação da propriedade privada. Ele ainda defende a anarquia positiva, no qual descarta a Igreja e o Estado, assim acabará indo contra as