O que é osteoporose , sintomas e como evitar
Osteoporose significa osso poroso, ou seja, é a descalcificação progressiva dos ossos que se tornam frágeis. É uma doença na qual ocorre diminuição da massa óssea e piora da qualidade do osso, que se torna mais frágil. Quanto maior essa fragilidade, maior é o risco de uma fratura. Embora a ocorrência seja maior no sexo feminino, os homens também podem ter a doença, que se torna mais frequente com o envelhecimento. Os ossos crescem até os 20 anos. A partir daí, a densidade aumenta até os 35 anos e começa a perda de massa progressivamente - ou osteoporose. O processo é mais rápido nas mulheres, principalmente após a menopausa.
Sintomas
Os sintomas iniciais que podem indicar a presença de osteoporose são:
Ocorrência de fraturas nas vértebras, quadril e punho (com pequenos traumatismos), dor intesa nas costas que começa subitamente, diminuição da estatura em 2 ou 3 sentímetros, ombros descaídos e presença de corcunda, dificuldade em alcançar os armários mais altos, abdómem mais proeminente.
Como evitar
Para evitar a osteoporose, que atinge principalmente as mulheres a partir de uma certa idade, o bom mesmo é praticar atividades físicas. Mesmo no inverno, quando as temperaturas não estão altas, os exercícios ajudam na prevenção desta doença nos ossos. Quando há maior presença de sol, como vai ocorrer a partir da primavera, a precaução com a osteoporose aumenta ainda mais. O maior contato com os raios solares, usando é claro uma boa quantidade de filtros para proteger, dá a dose de vitamina D necessária para fortalecer a estrutura óssea das mulheres. Além disso, você pode aproveitar as temperaturas mais altas para inserir em sua vida hábitos saudáveis com atividades físicas que vão eliminar o sedentarismo, outro grande causador da