Osteoporose
A osteoporose é uma doença esquelética sistêmica que se caracteriza pela perda progressiva da massa óssea que faz com que se desenvolvam ossos ocos, porosos, finos, quebradiços e sensíveis, mais sujeitos a fraturas, sendo mais frequentes nos quadris e vértebras, na extremidade distal do rádio e no fêmur proximal. É um fenômeno que faz parte do processo normal de envelhecimento e acomete mais as mulheres por possuírem em torno de 30% menos massa óssea do que os homens.
Essa doença progride lentamente e na maioria das vezes os sintomas aparecem somente quando ocorrem algo mais grave como, por exemplo, uma fratura, que costuma ser espontânea ou seja, não relacionada a trauma, daí a importância de exames diagnósticos preventivos, pois a osteoporose pode passar despercebida até que tenha uma gravidade maior.
A diminuição da massa óssea é decorrente de vários fatores tais como:
* Ingestões inadequadas de cálcio (mineral essencial na formação e manutenção dos ossos) e vitamina D (que promove a absorção do cálcio;
* História familiar positiva;
* Menopausa;
* Baixa exposição solar;
* Déficit de hormônios gonadais;
* Atividade física diminuída (atividade física regular torna os ossos mais fortes);
* Fatores de estilo de vida tais como abuso do tabagismo e álcool;
* Efeitos de fármacos utilizados para o tratamento de diferentes quadros clínicos não relacionados;
* Raça (as pessoas da raça branca e a raça amarela são mais suscetível a desenvolver a doença do que as pessoas da raça negra).
Como a Osteoporose se desenvolve?
O osso é uma estrutura viva, formada por proteínas e minerais, que passa constantemente por um processo de remodelamento isto é, constantemente há retirada de osso e formação de um novo osso, com isso o osso composto por células velhas é substituído por células novas. A osteoporose ocorre, geralmente, como resultado do processo normal de envelhecimento, quando o grau de destruição óssea aumenta e o de formação