fisica
Publicidade
Neste artigo abordaremos as seguintes questões sobre a osteoporose:
•O que é osteoporose?
•Como é o osso normal?
•Quais são o fatores de risco para osteoporose?
•Quais são os sintomas da osteoporose?
•Como é feito o diagnóstico da osteoporose?
•Como se trata osteoporose?
Osso sadio
Os nossos ossos não são todos maciços como a sua aparência sugere e nosso esqueleto não é apenas uma estrutura de sustentação, mas sim, um órgão vivo com várias funções no organismo.
Na parte externa (cortical) o osso é compacto e tem uma aparência sólida. Porém, no seu interior ele é trabeculado, com a aparência de uma esponja. É através desses espaços que passam os vasos sanguíneos e localiza-se a medula óssea.
Osso sadio e osso com steoporose
O osso é composto por uma parte orgânica e outra mineral, composta basicamente de fosfato de cálcio (fósforo + cálcio).
A osteoporose é o distúrbio onde há redução da massa mineral, tanto do osso cortical quanto trabecular, levando a uma grande redução da densidade do osso, tornando-o mais frágil e menos resistentes aos traumas mecânicos normais do dia a dia. A palavra osteoporose significa osso poroso.
Como já foi dito, o osso não é uma estrutura sem vida com função apenas de dar sustentação mecânica ao corpo. Os ossos estão em constante renovação, um processo necessário para correção de micro lesões sofridas pelos traumatismos comuns do estresse mecânico diário. O organismo está o tempo todo destruindo e construindo ossos novos.
Sintomas da osteoporose
Para se manter forte e saudável, o osso necessita do aporte constante de minerais como o cálcio e fósforo, que é regulado