adfsdf

4662 palavras 19 páginas
Ativo intangível e potencialidades dos capitais
Antônio Lopes de Sá
O patrimônio imaterial das empresas é um resultado do aumento de funções do próprio capital material e dos agentes que sobre o mesmo atuam para dinamizá-lo e aumentar-lhe a capacidade de utilidade ou eficácia. Segundo a visão neopatrimonialista não se trata essencialmente de um maior valor do capital, mas, sim, de uma maior função da riqueza sob a ação de relações basicamente ambientais e que se pode mensurar quando se procura traduzir tais elementos em valores. Seja a mensuração espontânea, seja em decorrência de fatos que defluem de novas associações ou cessões do capital, seja previa ou com projeção futura, o que se objetivará, sempre, será a expressão de potencialidades formadas em decorrência de ampliações de funções, quer por efeitos internos, quer externos. Formação dos valores imateriais
Por efeito do funcionamento dos capitais e da influência de seus entornos, elementos imateriais, incorpóreos ou intangíveis, tendem a formar-se nas empresas.
Podem, tais fatores, ser adquiridos ou, intencionalmente, constituídos, mas, possuirão, habitualmente, como característica, o poder de uma utilidade que dimana do que não se espelha fisicamente e cuja expressão é muitas vezes incerta e, no sistema demonstrativo contábil, tradicional, quase sempre oculta.

Os estudos sobre a questão já eram preocupação dos clássicos latinos das doutrinas da Contabilidade, há muitas dezenas de anos, e obras nacionais e estrangeiras, deveras expressivas, nas décadas de 40 a 60 do século XX, trataram, competentemente, dessa questão (algumas, referidas na bibliografia deste artigo).

De forma exaustiva, Vincenzo Mais, em sua “Statica Patrimoniale” (referida na bibliografia) dedica-se as “imobilizações imateriais”, como Giovanni Ferrero elaborou toda uma obra para o assunto, onde, preliminarmente, leciona:

“o capital da empresa não representa apenas um agregado de elementos autônomos, variáveis por acréscimo

Relacionados

  • Adfsdf
    5535 palavras | 23 páginas
  • Adfsdf
    849 palavras | 4 páginas
  • PORTUGUES
    3112 palavras | 13 páginas