educação física inclusiva
ATIVIDADE PRÁTICA
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Fundamentos da Educação Física Inclusiva e Adaptada como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Sérvio Antonio Bucioli.
CURITIBA
2014
Entrevista
Escola Municipal Ezequiel Pinto da Silva
Localizada na cidade de: Pontal do Paraná – PR
Ensino fundamental do 1° ao 5° ano.
Coordenadora: Joice Tomen
1) Quantos alunos com necessidades educacionais especiais freqüentam a escola que você coordena? Quantos participam das aulas de Educação Física?
R: 6 alunos com necessidades educacionais especiais, e todos participam das aulas de educação física.
2) Quais as necessidades educacionais que eles apresentam (deficiência física, auditiva, visual, intelectual, altas habilidades ou condutas típicas)? Como eles estão distribuídos nas diferentes classes e séries? Por exemplo, um aluno com surdez no 6º ano, um com deficiência intelectual no 2° ano, e assim por diante.
R: Temos alunos com deficiência visual parcial, déficit de atenção, hiperatividade. 2 alunos com hiperatividade no 3°ano, 2 alunos com déficit de atenção no 4° ano, 1 aluno com hiperatividade no 4° ano e 1 aluno com deficiência visual parcial no 5° ano.
3) A escola, partindo da inserção do (s) aluno (s) com necessidades educacionais especiais nas classes comuns, realizou mudanças na sua forma de organização no que se refere à organização curricular, às práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, e nas aulas de educação física, aos recursos didáticos utilizados, aos recursos e instrumentos de avaliação, à organização do espaço, entre outros aspectos? Se sim, descreva detalhadamente quais mudanças têm sido implementadas para atender aos alunos com necessidades educacionais especiais.
R: Sim, a mudança ocorreu que nas