VENCENDO OS OBSTÁCULOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
LEONIDIA
VENCENDO OS OBSTÁCULOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
ITAPECIRICA DA SERRA/SP
2013
I. INTRODUÇÃO
A educação física, devido toda a sua diversidade passa por muitos problemas na sua estruturação curricular, até pelo fato de haver controvérsias sobre sua real identidade de modo que, está sendo submetida a uma reforma curricular pelo Ministério da Educação, através do Conselho Nacional de Educação que fomenta entre outros o Ensino Superior.
Diante de todo este problema, nós Pedagoga não estamos preparadas para trabalhar esta diversidade. E como eu trabalho com crianças especiais e através deste convívio, pude perceber as dificuldades destas pessoas no dia-a-dia, estou ciente da importância de aprendermos um pouco mais sobre o assunto, mesmo porque com a Inclusão sendo uma realidade, a educação física adaptada faz se mais do que nunca, uma necessidade.
Intrigada com esta situação percebi, que mesmo tendo um projeto voltado para as questões da deficiência,o curso de pedagogia deixou a desejar na disciplina que contemplasse os conhecimentos básicos necessários para trabalhar com essa população.
Até ao termino do curso, ainda tinha a esperança de que o mesmo de um modo geral, supriria esta lacuna, com o fim do curso observei que era mera ilusão de uma aluna inconformada com o fato.
Quando surgiu a oportunidade de fazer este trabalho, percebi a minha oportunidade de chegar onde queria, por isso resolvi pesquisar e analisar a questão da educação física adaptada na Educação inclusiva .
Contudo para realizar esta pesquisa, terei que fazer um recorte neste imenso problema partindo para a análise da importância de se ter uma disciplina na formação inicial dos futuros professores, que aborde os conhecimentos básicos sobre a deficiência, pois partimos do pressuposto que a falta de conhecimento teórico-prático do professor dificulta o processo de