ficha de leitura categorias geograficas
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CAMPUS VI
CURSO- LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA-PRÁTICA DE ENSINO I
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: Cavalcanti, Lana de Souza. Geografia Escolar e a construção dos conceitos no Ensino In: Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas-SP: Papirus,1998.
TEMA CENTRAL: Geografia Escolar e a Construção de Conceitos no Ensino.
OBJETIVOS DO AUTOR:
-Ampliar a análise da problemática em questão levando aspectos dos conhecimentos científicos a partir de conhecimentos cotidianos.
Como o assunto está sendo problematizado¿
Segundo Lana de Souza Cavalcanti e demais autores que compõe o texto Geografia Escolar e a construção de conceitos no ensino aborda uma reflexão acerca do entendimento sobre conceitos geográficos a partir de conhecimentos cotidianos.
CITAÇÕES:
“Moreira ao fazer a crítica à chamada Geografia Tradicional, conclui que é necessário um resgate crítico de categorias e princípios que historicamente tem feito o universo lógico do raciocínio geográfico.” (pag.88).
“Lugar na perspectiva pós- moderna não seria explicado pela sua relação com a totalidade, visto que o todo desapareceria e cederia espaço ao fragmento, ao micro, ao empírico individual”. (pag. 90)
“As relações sociais, a experiência afetiva, que dão significados aos lugares, positivos ou negativos”. Os lugares são, portanto, “recortados afetivamente”. (pag.93)
“Tudo aquilo que nos vemos, que nossa visão alcança, é a paisagem”. (pag.98)
“A natureza seria de criação de Deus,assim como os homens (nesse nível, é uma natureza universal), mas é criação de Deus para o homem, para ser utilizada pelo homem para atender às suas necessidades (nesse nível ela é exterior ao homem).” (pag.113).
“A sociedade produz seus meios de vida a partir de um intercâmbio com a natureza, Porém esse intercâmbio dependerá de como essa sociedade concebe (historicamente) seus meios de vida.” (pag.118).
“A escola tem a função de