HDKM
A leitura do texto de Immanuel Wallerstein nos permite dividi-lo em quatro grandes assuntos:
1 – PERÍODOS DE RELEVÂNCIA PARA AS CIÊNCIAS SOCIAIS
2 – PANORAMA GERAL SOBRE A DIVISÃO FILOSOFIA-CIÊNCIA
3 – DESDOBRAMENTOS E MUDANÇAS DO CONHECIMENTO DOMINANTE
4 – O CONHECIMENTO NO TEMPO PRESENTE
Primeiramente, uma breve biografia do autor Immanuel Wallerstein, para nos situarmos geográfica e historicamente. Nascido em 28 de setembro de 1930 em Nova Iorque, nos Estados Unidos, Wallerstein é conhecido por sua contribuição fundamental para a teoria do sistema-mundo que consiste na teoria de relações internacionais, de geoeconomia e economia política internacional que se centra no estudo do sistema social e suas inter-relações com o avanço do capitalismo mundial como forças determinantes entre os diferentes países.
1 - O autor presidiu a Comissão Gulbenkian para a Reestruturação das Ciências Sociais e no relatório “Para Abrir as Ciências Sociais” ele resume o panorama mundial acerca do conhecimento nos últimos 200 anos. Para o resumo de tal panorama (referente às Ciências Sociais), Imannuel Wallerstein diz que três períodos se sobressaem: o primeiro período, de 1750 até 1850 todos os saberes da área citada eram controversos ou muito mesclados; num segundo período, indo de 1850 até 1945 (ao fim da Segunda Guerra Mundial), começa-se a dar nomes mais claros e homogêneos a algumas categorias científicas, tornando a separação entre algumas ciências uma tarefa mais simples; e desde 1945 até os dias atuais, em que os saberes em questão voltam a se mesclar, não havendo grandes diferenças ao analisar a essência dos saberes.
2 – Já olhando-se para um panorama geral, o que se via era uma verdadeira separação entre os campos filosóficos e os campos científicos. Apoiando-se no declínio das razões religiosas como forma de