osteoporose
O presente trabalho tem por objetivo aprimorar o seu conhecimento sobre a osteoporose, uma doença que não tem cura, mas sim tratamento. Gostaríamos de destacar alguns pontos importantes tais como, a exposição de formas de tratamento da doença e como diagnostica-la em si próprio. É muito importante descobrir/saber os sintomas e o que à causa para poder identificar a doença e começar o seu tratamento.
Continue folheando este trabalho e fique atento a sua saúde.
SINTOMAS
A maior dificuldade da medicina em diagnosticar a doença precocemente é a falta de sintomas, pois é uma enfermidade silenciosa, que muitas vezes só é descoberta quando o paciente sofre uma fratura nas regiões ósseas. A osteoporose é assintomática: o dano aos ossos é gradual e não há manifestações evidentes. Quando já está avançada, os sintomas podem incluir dor ou sensibilidade nos ossos, fraturas sem nenhum trauma, dor na região lombar ou no pescoço devido a fraturas na coluna, fraturas no punho e quadril, sem que o paciente tenha caído, além da diminuição na estatura em até três centímetros são outros sintomas que podem ajudar a identificar a osteoporose. Se o paciente sentir que está com ombros caídos, em posicionamento chamado de corcunda e não conseguir levantar os braços para o alto, para abrir a porta de um armário, por exemplo, são outros sinais da doença.
como se adquire
São diversos os fatores que levam o paciente a contrair a doença. Nas mulheres, esta perda aumenta significativamente após a menopausa, quando há uma redução progressiva na produção de estrogênio e os ossos não mais se beneficiam dos seus efeitos protetores. Se a pessoa for muito magra, também tem mais chances de sofrer da doença, que consiste também na fragilidade dos ossos. Não se pode descartar a idade avançada e o histórico familiar. Apesar de não ser uma doença hereditária, o