osteoporose e artrite
Causa alterações no equilíbrio, postura e mobilização dos idosos. A pessoa idosa é muito susceptível a quedas e fraturas.
Osteoporose
É a patologia óssea mais comum que acomete idosos, é caracterizada pela desmineralização óssea. A imobilização acelera este quadro. A causa exata da osteoporose ainda é desconhecida, mas o seu desenvolvimento relaciona-se com a ingestão de cálcio, proteínas, fosfatos e com o metabolismo da vitamina D e déficits de estrógeno.
Diagnóstico de Enfermagem
Mobilidade prejudicada devido a rigidez. Possibilidade de lesões e fraturas. Desconhecimento quanto a ingestão de cálcio, proteínas e fosfatos.
Prescrição de Enfermagem
Melhorar a mobilização melhorando o tônus muscular. (interconsulta com a fisioterapia) Evitar a imobilização prolongada. Estimular o uso adequado de bengalas, muletas se a postura não for estável. Ter grande cuidado e delicadeza ao movimentar ou exercitar um paciente com osteoporose para evitar lesões. Interconsulta com nutricionista.
Artrite Reumatóide
São alterações inflamatórias na membrana sinovial resultando em destruição da cartilagem articular e deformidades. Sintomas: dor, edema de articulações.
Diagnóstico de Enfermagem
Alteração do bem-estar causado pela dor. Mobilização prejudicada, devido a rigidez articular. Menor tolerância a atividade devido a imobilidade e dor.
Prescrição de Enfermagem
Aplicar calor húmido nas regiões atingidas, se o calor aliviar a dor. Fisioterapia quando indicado. Avaliar eficácia das medidas de alívio da dor. Doenças do Sistema Musculosquelético decorrentes do envelhecimento
Causa alterações no equilíbrio, postura e mobilização dos idosos. A pessoa idosa é muito susceptível a quedas e fraturas.
Osteoporose
É a patologia óssea mais comum que acomete idosos, é caracterizada pela desmineralização óssea. A imobilização acelera este quadro. A causa exata da osteoporose ainda é