TERMO DE COMPROMISSO E CI NCIA
A doença favorece fraturas dos ossos, mesmo sem traumas
JÁ AJUDOU 914 PESSOAS
75
Quando se passa dos 50 anos de idade, uma das maiores preocupações é a saúde. Muitas pessoas deixam para fazer exames e exercícios somente quando observam que estão envelhecendo e precisam se cuidar.
Mas a prevenção ainda continua sendo o melhor remédio para evitar complicações no corpo. Uma das queixas frequentes nos consultórios médicos é quanto ao enfraquecimento dos ossos.
Ao longo dos anos, ocorre uma diminuição da massa óssea com perda da densidade. A doença se chama osteoporose é o problema ósseo mais comum, afetando uma em cada cinco mulheres na pós-menopausa.
Geralmente, o enfraquecimento dos ossos ocorre de forma lenta e não causa sintomas, motivo pelo qual é essencial procurar saber se você tem ou se está predisposto (a) a ter osteoporose.
O que é osteoporose?
Causas
As principais causas da osteoporose são:
- a diminuição dos níveis de estrogênio nas mulheres (na pós-menopausa) e de testosterona nos homens;
- estar confinado a uma cama;
- artrite reumatoide crônica, insuficiência renal crônica;
- uso crônico de corticoides (prednisona, metilprednisolona) ou de anticonvulsivantes;
- hiperparatireoidismo (doença que causa alteração no metabolismo do cálcio).
Outros fatores que aumentam o risco são a história familiar ( mãe, pai ou irmãos com osteoporose), ter pele clara, baixo peso corporal, ser fumante e ter uma dietapobre em cálcio.
Mulheres com mais de 50 anos e homens acima de 70 anos de idade têm maior risco de osteoporose e devem fazer exames de prevenção.
Sintomas
Não há nenhum sintoma nas fases iniciais da doença, porém a osteoporose avançada pode levar a dores ósseas, em especial na região lombar e diminuição da altura ao longo dos anos (isso se deve ao "achatamento" e fraturas dos ossos da coluna).
As fraturas são bastante comuns e podem ocorrer até mesmo sem trauma.
Exames
O exame