O que é inteligência emocional
Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.
Tipos de Inteligência Emocional
Existem sete tipos de inteligência emocional: Lógica-matemática: capacidade de raciocínio lógico e compreensão dos modelos matemáticos. Ex.: Cientistas. Lingüística: é o domínio da linguagem verbal e a habilidade para lidar criativamente com as palavras. Ex.: oradores, professores, políticos, radialistas, etc. Espacial: capacidade de manobrar e operar utilizando o sexto movimento, localização e direção. Ex.: Comandantes na aeronáutica, exército e marinha. Musical: Domínio da expressão através dos sons. Mozart a possuía em alto grau. Corporal-Cinestésica: capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos explorando os movimentos do corpo inteiro ou partes dele. Ex.: Jogadores de Futebol, --Pelé, Ronaldinho, etc. Interpessoal: relaciona-se com os outros, entendendo suas reações, gerando empatia. Ex.: Apresentador de TV. Intrapessoal: habilidade de administrar sentimentos e emoções a favor dos próprios projetos. Grande capacidade de autocompreensão e automotivação. Ex.: Ghandi, líder espiritual.
Para a Inteligência Emocional, o menos relevante é o grau de escolaridade; o fundamental é sentir, emocionar-se como pessoa e não apenas teorizar as emoções.
Para que serve a Inteligência Emocional?
Com a "inteligência emocional" - pretende-se, afinal, ajustar os nossos comportamentos aos diferentes desafios que se colocam nas relações humanas: nas empresas, nas famílias, na vida pública, pretende proporcionar-nos ferramentas para termos comportamentos emocional e socialmente adequados. Infelizmente, as emoções são "brutas" de mais para se deixarem limar ou aperfeiçoar pela inteligência. Assim, sob o ponto de vista neuropsicológico, as emoções continuarão independentes da inteligência.