Crise na união europeia
Bruna Lopes Roque
Professor-Tutor: Paulo Berwanger Rushel
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso de Bacharelado em Administração - (Adg0189)
19/04/2012 - Prática do Módulo I
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo principal demonstrar o significado e a importância do senso comum e do senso crítico em nosso cotidiano. Ambos fazem parte da nossa sociedade. Em relação ao senso comum, por exemplo: em uma conversa diária com as pessoas, surge uma série de opiniões sobre os mais variados assuntos, na maioria das vezes, essas opiniões informais, que ouvimos ou emitimos em nossas conversas, refletem conhecimentos vagos, superficiais ou ingênuos a respeito dos inúmeros lemas que abordamos. Isto é, conhecimentos pouco profundos, adquiridos ocasionalmente no cotidiano, sem uma procura séria e reflexiva por parte das pessoas, agindo desse modo abordamos o senso comum. Já o senso crítico é utilizado quando o indivíduo passa a pensar e refletir de maneira coerente, assim estudando a melhor forma de resolver determinada situação. A formação de caráter, responsabilidade e personalidade pessoal vem de uma mescla entre os dois sensos.
Palavras-chave: Filosofia. Senso popular. Senso científico.
1 INTRODUÇÃO O objetivo deste trabalho é demonstrar de alguma forma que o senso comum e o senso crítico podem nos ajudar a entender ou a explicar algum fato ou realidade. O senso comum contribuindo com o conhecimento popular, a intuição, a tradição, e o senso crítico com o conhecimento científico. Inicialmente se abordará o conceito e a importância do senso comum, e na sequência também a importância do senso crítico na sociedade.
2 A IMPORTÂNCIA DO SENSO COMUM
Conforme Cipriano (2001, p. 29), o senso comum é constituído “[...] por inúmeros elementos da vida social, formados por um entendimento que as pessoas possuem, ou seja,