O que é empowerment?
Geiziane Ferreira Silva
Sala 201
Administração
Processos Decisórios
CARUARU
28/03/2013
O que é Empowerment?
Descentralização de poderes
Empowermente parte da idéia de dar as pessoas o poder, a liberdade e a informação que lhes permitem tomar decisões e participar ativamente da organização. Com equipes autodirigidas e adoção de sistemas orgânicos de administração e culturas participativas e abertas nas organizações significam que estas estão tentando dinfundir e compartilhar o poder com todos os seus membros, abrindo mão do controle centralizado, e isto parece ser a solução viável que promove rapidez, flexibilidade e capacidade de decisão da organização.
O empowerment se assenta em quatro bases principais:
Poder: delegar autoridade e responsabilidades em todos os níveis da organização, ou seja, dar importância e confiar nas pessoas, dando-lhes liberdade e autonomia de ação.
Motivação: incentivar continuamente, reconhecendo o bom desempenho, recompensando os resultados e permitindo que as pessoas participem dos resultados do seu trabalho e festejem o alcance das metas.
Desenvolvimento: dar recursos em termos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional, ou seja, treinar, proporcionar informações, ensinar novas técnicas e desenvolver novos talentos na empresa.
Liderança: proporcionar liderança na empresa, orientar, definir objetivos e metas, abrir novos horizontes, avaliar o desempenho e proporcionar mudanças.
Na administração de empresas o empowerment é uma ferramenta que visa lidar com a lentidão e burocracia em uma empresa. Para ser implementado na empresa, é necessário haver um compartilhamento extensivo das informações, possibilitando uma verdadeira autonomia e uma diminuição dos padrões hierárquicos e burocráticos.
O objetivo da delegação de poderes é ter trabalhadores mais motivados e envolvidos nas decisões da empresa, que ao se sentirem mais responsáveis procuram soluções e tornam-se mais criativos porque