O que é educaçao
O que é educação
Carlos Rodrigues Brandão
Ao referir em seu contexto Educação/Educações: Aprender com o Índio, que há muitos anos nos EUA, entre Virginia e Maryland, assinaram um tratado de paz com os Índios das seis nações. Pedindo que enviassem seus jovens a escolas dos brancos. É os chefes responderam agradecendo e recusando. A carta divulgada por Benjam Franklin; ilustra o trecho; agradecendo ao convite, relatando que a educação tem concepções diferentes, que alguns de seus guerreiros formaram em escolas do Norte, aprenderam toda a vossa ciência. Mas ao retornar para a tribo perderam seus costumes, suas tradições não seriam como guerreiro. Ressalta aos nobres senhores Virginia que enviem alguns de seus jovens, que fará deles homens.
De acordo com Carlos Rodrigues Brandão, ele nos remete, que há educação de cada categoria de um povo, que ela existe em cada povo, ou entre povos que se encontram. Ou seja através da cultura.
Não há uma forma única de educação. A educação pode existir livre, entre todos, como uma fração do modo de vida dos grupos sociais, que criam e recriam invenções culturais em sua sociedade, ensinando e aprendendo, ela existe no imaginário das pessoas na ideologia dos grupos sociais. Tendo a missão de transformar sujeitos em alguma coisa melhor.
Através da criação e recriação, e impossível separar o homem da cultura. Porem, esta se destaca pelo fato da potencialidade não apenas do ser humano construir signos, como também transmiti-los á geração posterior. Vygotsky (1988; 2003) aponta para a característica humana. È o processo de educação busca transmitir o conhecimento desenvolvimento na historia da humanidade.
Segundo Brandão, a escola é aldeia, quando a educação existe, onde não há escola. Mas existe estruturas sociais de transferência de saber de uma geração a outra. As pessoas convivem umas com as outras e o saber flui, pelos atos de quem sabe faz, para quem não sabe aprende. Há situações de aprendizagem na relação