Análise Microondas: principios de jordan
Consistência – a maneira que o usuário utiliza o micro-ondas para realizar atividades como descongelar e aquecer diferentes tipos de alimentos é similar.
Compatibilidade – a funcionalidade do micro-ondas é semelhante aos modelos encontrados no mercado.
Capacidade – a utilização do micro-ondas é simples o suficiente para não suprimir ou ultrapassar a capacidade do usuário, mas possuí algumas funções que podem ser confusas para usuários que nunca utilizaram um equipamento do gênero.
Retro alimentação – ao tocar nos ícones do painel do micro-ondas, o usuário tem um retorno audível (um bip) e um retorno visual (as opções selecionadas aparecem no visor do painel do micro-ondas). Também quando o micro-ondas encerra o processo de descongelamento ou aquecimento a palavra “fim” aparece na rela e é disparado um sinal sonoro.
Prevenção e correção dos erros – Ao abrir a porta do micro-ondas durante seu funcionamento, a energia é cortada, ele também não funciona com a porta aberta (aparecendo um aviso na tela quando ocorre uma das situações) e em seu painel possui o ícone “cancelar” para encerrar o seu funcionamento quando desejado.
Controle ao usuário – o micro-ondas possibilita ao usuário o controle do tempo, para o aquecimento de um alimento, a quantidade e o tipo de alimento a ser descongelado e também o ajuste de potência.
Clareza visual - permite ao usuário fácil entendimento das opções disponibilizadas.
Priorização da funcionalidade e da informação – o micro-ondas prioriza o aquecimento de alimentos, sendo necessário para a realização desta tarefa apenas que o usuário digite o tempo que ele quer que o alimento aqueça, já para descongelar ou dourar o alimento o usuário precisa acionar mais de um ícone no painel.
X Evidência – certas operações do produto como descongelar não indicam claramente o modo de operação do produto.
= atende o principio de Jordan X = não atende o principio de Jordan