Engenharia Elétrica
Palhoça, 18 de Junho de 2012
Conteúdo
1) CONFEA
O CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) fiscaliza e regulamenta o exercício da profissão de engenheiros, agronomos e ainda de geógrafos, geólogos, meteorologistas, tecnólogos dessas modalidades, técnicos industriais e agrícolas e suas especializações, contando com 1 milhão de profissionais e 70% do PIB nacional. Foi criado em 1933 por Getúlio Vargas e coordena os CREAs.
1.2) CREA
O CREA (Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia) atua também na fiscalização do exercício profissional da área tecnológica mas em âmbito regional. Tem a missão de banir a prática ilegal destas profissões e é uma manifestação regional do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Ainda serve de primeira e segunda instância verificando, orientando e fiscalizando o exercício profissional.
2) Código de Ética do Engenheiro
O Código de ética do engenheiro é um conjunto de políticas específicas para uma boa e honesta prática e que tem como objetivo direcionar as pessoas em relação às suas atitudes visando agirem de maneira moralmente correta e aceita pela sociedade. Apresenta ainda o direito e os deveres que devem ser cumpridos relacionados à profissão. O Código de Ética extende-se a todos os profissionais independente de formação, modalidade e extensão.
Em anexo ao trabalho temos o código de ética do engenheiro, complementando e dando maiores informações sobre o mesmo.
3) Engenharia de Minas ,Elétrica e de Telecomunicações.
3.1)Engenharia de Minas - Poli-USP
Grade Básica do Curso de Engenharia de Minas:
Tratamento de Minérios
Elementos de Máquina
Geologia Geral
Geologia Econômica
Geologia Dinâmica
Geofísica