O que é consultoria organizacional
Assim sendo, consultoria organizacional é identificar os problemas do cliente, sabendo auxiliá-lo de acordo com sua análise, implementando ações e mudanças na empresa quando diagnosticada sua necessidade. Além disso, visa desenvolver as habilidades de relações humanas nos profissionais da organização, sendo aceita em diversos níveis organizacionais por não se inserir na estrutura formal de poder. Dessa maneira, a consultoria organizacional pode vir a manter a sobrevivência de empresas na constante mudança de um mercado turbulento.
O consultor organizacional nas áreas de treinamento e desenvolvimento pode ser considerado um especialista em aspectos individuais, interpessoais e intergrupais do ser humano. Esse profissional deve ser entendido como um conselheiro e não um gerente. O consultor organizacional deve ter características positivas de comportamento, conhecimento e habilidade. Para um bom desempenho dessa área, deve conhecer não apenas administração, economia e política, mas também diversas características pessoais, interpessoais e instrumentais.De certo modo, o consultor é um sujeito externo à empresa que deve entender a ela e seus componentes humanos com maestria, para então considerar suas ações no cenário de atuação da empresa.
Conclui-se que uma empresa, principalmente em seus aspectos humanos, é com certeza beneficiada ao valorizar sua consultoria organizacional. Não esquecendo que para tal cargo, há o perfil correto de profissional, visando principalmente talento e conhecimento para comunicação e relações interpessoais.