Consultoria organizacional
O presente artigo classifica-se quanto ao método qualitativo (MIRANDA, 2008) e quanto ao tipo de pesquisa como descritiva (ARRUDA, 2008). A pesquisa foi realizada mediante leitura e visitas a empresas de consultoria, onde os participantes foram os próprios consultores, com conhecimento e atuação no cargo há mais de vinte anos. Um dos escritórios visitados foi o da Bratt Consultoria Organizacional, localizada na Av. Barão de Studart, 2.500, Joaquim Távora. A empresa está a vinte e nove anos no mercado e presta serviço nos mais variados segmentos do comércio, da indústria e de empresas prestadoras de serviços. Nesse projeto de pesquisa foi trabalhado com uma amostra de 20 pessoas, onde a avaliação do grupo foi feita através de entrevista e aplicação de questionários, utilizando-se assim de dados primários, buscando com isso identificar os benefícios da consultoria organizacional para com as empresas no seu dia a dia. As entrevistas foram feitas durante cinco dias consecutivos, com duração de uma hora cada. Foram entrevistados quatro consultores por dia.
A empresa virtual é a representada pela situação em que não existe um local fixo de trabalho. Nesse caso, o telefone celular, o fax, o laptop, a Internet, a Intranet, o correio eletrônico, a videoconferência, o carro, a residência, o aeroporto, representam instrumentos e locais de trabalho para o consultor que procuram trabalhar por conta própria. (OLIVEIRA, 2012, p.31).
“Por outro lado, os serviços de consultoria não devem ser considerados válidos apenas para empresas com sérios problemas.” (OLIVEIRA, 2012, p.27).
“Um consultor otimista considera que as oportunidades para a realização de serviços de consultoria ocorrem, tanto em situação de crescimento, quanto em situação de declínio da economia.” (OLIVEIRA, 2012, p.27).
Nos momentos de crescimento da economia, surgem, por exemplo, oportunidades para analisar e consolidar novos negócios para a empresa-cliente. E, nos momentos de