Elementos da cidadania
Campus de Araguaína
Curso: Licenciatura Plena em História – Parfor
Disciplina: História Moderna II
Docente: Profª Drª Martha Victor Vieira
Acadêmico: Nude Naudo Lima Barbosa.
Os principais aspectos da cidadania nas sociedades ocidentais modernas.
Araguaína, To.
Outubro/2012
Os elementos essenciais para a formação da cidadania em relação aos aspectos da cidadania nas sociedades ocidentais modernas têm como principal características as relações no Estado-nação dos indivíduos com a autoridade soberana do país. Portanto percebe-se que uns dos elementos essenciais para a construção da nação são os direitos e deveres de todas as pessoas que são classificados como cidadãos, destacando “a questão é quão exclusiva ou inclusivamente o cidadão é definido”. Para Bendix a igualdade na representa apenas uma condição de agir livremente, e sim com os direitos que o restante da sociedade possui como direito, esse sim, é o elemento fundamental e integrador das sociedades modernas, que tem como principais problemas as desigualdades sociais e econômicas.
É necessário igualdades de condições e igualdades de direitos, esta última estando vinculada a capacidade de participação de cada parte da população. Vemos então aí a necessidade de garantia de igualdade, sento esta vinculada aos direitos sociais e políticos. Portanto ser cidadão é ser portador não só de direitos políticos, mas também dos direitos sociais que garantam uma vida digna em sociedade.
Podemos destacar as razões que definem o ser cidadão, sendo então excludente dos dependentes socialmente e classificam somente os adultos como cidadãos. Somente na Europa este tipo relação acontece referindo-se a cidadania nacional, sendo então diferenciada pela tradição.
Vemos então que segundo Bendix, tratar de cidadania é tratar das relações entre Estado-nação, tendo em vista as relações modernas na representatividade e exercício do poder político do próprio Estado que é realizado