Consultoria organizacional
Titulo – Consultoria Organizacional.
Objetivo – Expor a importância da consultoria Organizacional no processo gerencial, prestando serviços de orientação empresarial, e diagnosticando eventual inconsistência de resultados.
Justificativa –
A consultoria organizacional é um processo interativo entre um agente de mudanças externo ou interno, assumindo a responsabilidade de auxiliar os empresários, executivos e colaboradores na tomada de decisão.
Introdução –
A importância da consultoria organizacional, é consolidar e fornecer conhecimento para as empresa, viabilizando o exercício da consultoria. Tanto na ótica realizada por empregados, inteiramente, á organização, como a exercida na forma de atividade profissional autônoma.
Desenvolvimento –
A consultoria organizacional ganhou sua importância na atualidade, devido às exigências do mercado aos empresários, executivos e colaboradores. Criando um contexto onde a utilização da consultoria constitui um recurso ainda mais importante e atual, cujas principais vantagens são:
- Visão externa: mais ampla, porque é baseada em atividades exercidas numa diversidade de clientes e serviços;
- Neutralidade: o consultor não faz parte da estrutura da empresa onde trabalha equilíbrio do poder e das cadeias de lealdade;
- Experiência: na solução de problemas semelhantes, facilitando o alcance dos objetivos, sempre atuando junto com seu cliente;
- Atenção concentrada: o consultor, no cliente, não tem outras tarefas;
- Alavancagem, ação: o consultor funciona como motor, dando um impulso extra para as mudanças acontecerem.
A consultoria organizacional funciona como um processo que tem início, meio e fim, sendo:
- Início do processo geralmente engloba a seleção do consultor ou empresa de consultoria, os contatos iniciais, o pré-diagnostico, a elaboração da proposta de trabalho e a contratação formal.
- O Meio ou núcleo