Auditoria no passivo circulante
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Conceitos e Definições
Lucas do Rio Verde-MT
2012
DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Conceitos e Definições
Trabalho de Análise e Contabilidade de Custos II apresentado como exigência parcial para obtenção de nota bimestral em Ciências Contábeis à Faculdade La Salle, sob a orientação da Professora Cristiane Cerveira.
Lucas do Rio Verde-MT
2012
INTRODUÇÃO
O presente trabalho fará uma abordagem sobre o tema departamentalização, vista dentro do contexto da contabilidade.
O objetivo deste trabalho é expandir as definições e conceitos que envolvem a departamentalização, mencionar suas respectivas características, classificações e definições.
Abordará também a relação entre departamentalização e Custos, demonstrando a importância da divisão dos custos nos determinados departamentos, ressaltando influências e critérios a serem seguidos.
Para a contabilidade de custos departamentalização é o critério mais eficaz para uma racional Distribuição dos custos indiretos. Com isso cada departamento pode ser dividido em mais de um centro de custos. Os departamentos são divididos em produção e serviços. Para a apropriação dos custos indiretos dos produtos, é necessário que todos esses custos estejam nos departamentos de produção. É necessário que todos os custos dos departamentos de serviços sejam rateados de tal forma que recaiam sobre os de produção.
As organizações terão grandes benefícios se conhecer, analisar e escolher o melhor tipo de departamentalização.
O QUE É DEPARTAMENTALIZAÇÃO
Departamento é a unidade mínima administrativa para a Contabilidade de Custos, representada por pessoas e máquinas. Diz-se unidade mínima administrativa porque sempre há um responsável para cada departamento, ou deveria haver.
Esse conceito que liga a atribuição de cada Departamento à responsabilidade de uma pessoa dará origem a uma das formas de uso da Contabilidade de custos como forma de controle. No campo de Custos, a avaliação de estoques, mostra que