Contabilidade financeira i
b) É possível valorizar os inventários ao justo valor? Justifique.
c) Em que consiste o apuramento do IVA?
RESPOSTAS:
a) O SNC apresenta dois pressupostos, o regime do acréscimo, em que os efeitos das transacções e de outros acontecimentos são reconhecidos quando eles ocorram sendo registados contabilisticamente e relatados nas demonstrações financeiras dos períodos com os quais se relacionem. E o principio da continuidade, em que a entidade está em continuidade e continuará a operar no futuro previsível.
b) Os inventários devem ser mensurados pelo menor entre o custo e o valor realizável líquido. O custo dos inventários deve incluir os custos de compra, custos de conversão e outros custos incorridos para colocar os inventários no seu local e condições actuais.
c) O apuramento do imposto: A SUBCONTA 2435 - IVA APURAMENTO
Destina-se a centralizar as operações registadas em 2432 (IVA dedutivel), 2433 (IVA liquidado), 2434 (IVA Regularizações) e 2437 (IVA a
Recuperar), por forma a que o seu saldo corresponda ao imposto a pagar, ou em crédito, com referência a um determinado período de imposto.
Será debitada pelos saldos devedores das subcontas IVA dedutível e IVA regularizações a favor da empresa e creditada pelos saldos credores de IVA liquidado e IVA regularizações a favor do Estado.
É ainda debitada pelo saldo devedor de 2437 - IVA a Recuperar, respeitante ao montante de crédito do imposto reportado do período anterior sobre o qual não exista nenhum pedido de reembolso.
O valor a pagar ao Estado será a diferença entre o valor liquidado nas vendas e o valor suportado nas compras.
1.1. Em sistema de inventário permanente qual das afirmações está correcta:
b) As contas 31 e 38 estão sempre saldadas;