Engenharia estrutural e sanitária
1.1. Definição
Engenharia Estrutural é o ramo da engenharia civil, empregado também na engenharia mecânica, naval e aeronáutica, que utiliza o cálculo estrutural, seja de estruturas estáticas ou dinâmicas, ou seja, de modo mais simples é a aplicação da mecânica dos sólidos ao projetos da Construção Civil e outras áreas.
A engenharia estrutural também trata do planejamento, projeto, construção e manutenção de sistemas estruturais para transporte, moradia, trabalho e lazer.
1.2. Evolução histórica
Sua história se confunde com história da humanidade, quando esta passou a residir fixamente num local, deixando assim o aspecto nômade. Com a necessidade da construção dos primeiros edifícios permanentes e as primeiras aldeias surgiram as primeiras ideias de elementos estruturais e seus métodos de concepção. Com base em Timoshenko1 (1878-1972), a engenharia estrutural encontra raízes, de uma forma empírica, nas construções das piramides e grandes monumentos do antigo Egito.
Historicamente falando a evolução estrutural possibilita: Que se conheçam e se valorizem as extraordinárias construções que vêm sendo edificadas pelo homem desde a pré-história até os dias de hoje; Mostra o papel fundamental que os novos materiais e os novos sistemas estruturais sempre tiveram , e continuam tendo, na evolução das estruturas;
A engenharia estrutural se formaliza a partir da publicação do livro Duas Ciências, de
Galileu no ano de 1638. Porém vale ressaltar que antes disso Leonardo da Vinci (1452-1519) já havia escritos algumas notas sobre Estática e Resistências dos Materiais, duas matérias de importância no estudo estrutural. E ao decorrer dos anos vários estudiosos 2 de certa significância contribuíram, direta ou indiretamente, para o desenvolvimento do ramo aqui citado. 1.3. Elementos técnicos
Dentro da engenharia estrutural há os elementos estruturais usados nas obras, são:
1
2
Stephen Timoshenko foi um