O que é constituição?
O que é constituição? apresenta três capítulos.Nesses capítulos o autor aborda as questões constitucionais. Lassale deixa claro que a análise feita na obra é de cunho científico, o que permite ao leitor a fácil compreensão.
Ao responder a pergunta: O que é constituição? E qual a verdadeira essência de uma constituição?
Lassale lançou-se em um processo investigativo, que embora seja um assunto comentado cotidianamente, poucos são capazes de dar uma resposta adequada a essas questões. O autor cita erros em algumas definições sobre constituição , apontando apenas aspectos externos de sua formação e finalidade. “primeiramente torna necessário sabermos qual é a verdadeira essência de uma constituição para depois podermos saber se a carta constitucional que estamos examinando se acomoda ou não as exigências”. A partir dessa constatação Lassale busca explicações para suas perguntas.
Lassale afirma que a constituição é uma lei fundamental do país, sendo ela a base das demais leis, essas devem se adequar a todos os preceitos constitucionais para ter validade e eficácia. As demais , afirma que a constituição é guiada por “Fatores reais do Poder “, que tem força de influenciar na composição das mesmas, de modo a defender seus interesses, tornando essenciais integrantes de uma constituição. Os fatores naquela época, consistiam na monarquia, aristocracia, burguesia, banqueiros , pequena burguesia e a classe operária.
O autor explicita ainda: “Essa é , em síntese, em essência, a constituição de um país : a soma dos fatores reais do poder que reagem em país”.
O autor cita as relações políticas, as classes baixas , operários, agricultores e pequena burguesia, também constituem como fatores reais do poder. Ao comparar o poder do exército com o poder da nação. O exército é um poder organizado, disciplinado, com importância para o controle social e manutenção das autoridades superiores em um país.
Segundo o autor, os países sempre possuem uma constituição real