Romantismo no Brasil
Como sabemos o romantismo, foi m movimento artístico, político e filosófico, que teve início na Europa no final do século XVIII, teve como característica uma visão de mundo contraria ao racionalismo e ao iluminismo, fato este que viria a consolidar os estados nacionais na Europa. O Romantismo surgiu na Europa em uma época em que o ambiente intelectual era de grande rebeldia. Na política, caíam os sistemas de governo despóticos e surgia o liberalismo político. No campo social imperava o inconformismo. No campo artístico, o repúdio às regras. A Revolução Francesa é o clímax desse século de oposição. No Brasil, o romantismo coincidiu com a Independência política do Brasil em 1822, com o Primeiro Reinado, com a Guerra do Paraguai e com a campanha abolicionista. Sendo assim o romantismo ganhou força tanto na Europa, como no Brasil, em momentos em que a população carecia de incentivo, e de algo que exaltasse as qualidades da cultura local, fazendo com que aumentasse o sentimento de orgulho e nacionalismo recém a florado.
2) O que foi a primavera dos povos, e como esse movimento esta relacionado ao ciclo revolucionário de 1830 e 1848?
A primavera dos povos foi um movimento, que eclodiu na Europa, após o fim da era Napoleônica, tinha com objetivo por fim nos regimes de monarquia na Europa, em função do aumento da crise financeira, da falta de representação política das classes medias, no Brasil este movimento se fez sentir em Pernambuco, com a Revolução Praieira.
Texto:
“O imperialismo do século XIX, tinha como álibi, o desenvolvimento tecnológico e cultural das nações desenvolvidas e, por isso consideradas “ superiores” em diferentes aspecto, inclusive culturalmente, reservaram a si mesmas o direito de intervir nas culturas que consideravam “inferiores”.
Quando usamos o temo “Imperialismo”, logo nos vem a