O que realmente é a física
A Física estuda os fenômenos naturais relacionados com a mecânica, termologia, acústica, óptica, eletricidade e física moderna.
Publicado por: Talita Alves dos Anjos em Introdução à Física 47 comentários


Física, o estudo da natureza

Física é a ciência que estuda a natureza. É a responsável por nos levar ao estudo dos fenômenos naturais.
Veremos a seguir os objetivos esperados a partir do estudo da física e suas divisões.
Objetivo especulativo
É desvendar os mistérios da natureza a fim de nos fazer entender mais sobre a nossa relação com o mundo e o universo, de forma a mostrar que não existem teorias, postulados, paradigmas ou modelos absolutos sobre essa relação, sendo todos relativos e suscetíveis a novas descobertas e entendimentos.
Objetivo Prático
Melhorar as condições de vida do homem através da tecnologia, pois com ela pode-se realizar trabalhos de forma mais práticas obtendo, assim, uma melhor qualidade de vida.
Objetivo Esclarecedor
Levar as pessoas a analisarem causa e efeito de determinado fenômeno como uma relação e não se referindo a tudo como algo voltado as suas crenças e superstições, mas fazendo-as entender que existe uma diferença entre ambos.
Grandezas Físicas
Grandezas Físicas é a classificação de tudo o que varia em sua quantidade, ou seja, implicam unidades de medidas que geralmente variam de região para região. Tais grandezas são divididas em duas, sendo:
Grandezas escalares – compostas por números reais (positivos e negativos), acompanhados por sua respectiva unidade de medida.
Grandezas vetoriais – caracterizadas por possuir módulo, direção e sentido.
Ramos da Física
Didaticamente, a física é dividida em:
Mecânica – estuda o movimento e suas causas;
Termologia – estuda o calor;
Acústica – estuda o som;
Óptica – estuda a luz;
Eletricidade – estuda a